22 fevereiro 2010

Que tal uma Chícharada de Marisco?!

Para quem não conhece, o chícharo (na corrente popular - xixaras,) é uma leguminosa, bastante cultivada em tempos antigos!
Eu desde pequena que sempre comi Chícharos pois a minha avó era das poucas pessoas que ainda o cultivavam! No entanto, esta leguminosa estava quase esquecida e em vias de extinção! Um primo meu, Pedro Alves, que sempre que vinha à terrinha comia com gosto os chícharos que a minha avó fazia, lutou e fez com que o Chícharo ficasse conhecido, assim como Alvaiázere... que hoje é a Capital do Chícharo! Eu que não gosto desta terra, da minha terra, tenho orgulho! Mas tenho ainda mais orgulho em saber que só se tornou a Capital do Chícharo, devido ao meu primo e à minha avó! Foi os chícharos que a minha avó fazia que fizeram que o meu primo tomasse gosto, tanto na leguminosa como em ajudar a terra... e foi a sua ajuda e a de outro primo dele ao tomaram a iniciativa que fizeram que Alvaiázere se tornasse na Capital do Chícharo!


Na revista visão gourmet de outono/ inverno de 2007 vem a minha avó a falar e a mostrar como se cozinham os chícharos! Vem tudo explicadinho de como surgiu a Capital do Chícharo!

Alvaiázere hoje é conhecida devido aos Chícharos quase esquecidos e perdidos por aqui! Embora o Chícharo à moda de Alvaiázere seja cozido com couves e batatas e acompanhado ou com carne grelhada ou bacalhau cozido, há inúmeras receitas fantásticas!

Eu gosto muito de uma Chícharada de Marisco!


Funciona exactamente como o feijão! Tem de estar de molho e tem que ser cozido igualmente como o feijão! Aqui em casa até se costuma cozer numa panela de pressão, em grandes quantidades e depois coloca-se por tacinhas! É muito mais fácil de o cozinhar!

Ingredientes:

Chicharos
Arroz
Camarões
Delicias do mar
1 dentes de alho
1 cebola picada
Azeite
Fatias de bacon
Polpa de tomate
1 copo vinho branco
½ pimento verde
coentros picados
1 caldo de marisco
louro, alecrim, colorau
sal, piripiri e pimenta q.b.

Preparação:

1. Faça um refogado com cebola picada, alho, alecrim e louro.
2. Junte o pimento e o bacon cortado às fatias.
3. De seguida junte a polpa de tomate. Deixe apurar um pouco e junte um pouco de vinho e o caldo de marisco.
4. Adicione ao preparado os Chicharos já cozidos, o camarão e as delicias.
5. Deixe cozer um pouco e junte-lhe os coentros picados. Retire e sirva com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário