27 abril 2010

Esparguete com marisco

Depois de uma frequência tão atribulada deixo aqui mais uma sugestão para quem gosta de massa e marisco :)
Já experimentei fazer diferentes pratos com massa mas este foi a primeira vez... Vi-o na revista Mulher Moderna na Cozinha de 2001 e não resisti em experimenta-lo :)
Espero que gostem :)
Ingredientes:
300g de lulas arranjadas e em pedaços
4 dentes de alho picado
1 copo de vinho branco
1 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
2 tomates maduros picados
300g de camarão
250g de esparguete
1 colher de sobremesa de concentrado de tomare (eu como não tinha em casa, nem tomate, coloquei um pouco de colorau apenas para dar um pouco de cor)
salsa picada
Sal e pimenta
Preparação:
  1. Arranje, lave bem as lulas, corte-as em pedaços e tempere-as com sal, pimenta, dois dentes de alho, salsa, um pouco de vinho e reserve.
  2. De seguida, coloque a cebola picada num tacho juntamente com os alhos, o azeite e a salsa e refogue.
  3. Adicione as lulas e o tomate, tempere e deixe cozer por mais ou menos 15 minutos. A meio do tempo verta o restante vinho e deixe acabar de cozinhar.
  4. Dê uma fervura aos camarões em água e piripiri. Retire-lhes as cascas e escoe o caldo para o refogado. Acrescente um pouco mais de água e deixe ferver.
  5. Seguidamente, junte o esparguete partido e mexa com um garfo. Deixe cozinhar por mais alguns minutos. Tempere com sal, pimenta e concentrado de tomate. Deixe cozinhar mais um pouco novamente.
  6. Quando estiver quase pronto, adicione os camarões. Deixe descansar 2 minutos e volte a mexer com um garfo, polvilhe com salsa picada e sirva :)

5 comentários:

  1. Deve ser divinal esta massinha! Contem tudo o que é bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu filho Pedro, que viveu em Portugal, está aqui a olhar para o teu esparguete dizendo; hum....que delícia! rs

    Bjocas,
    Ale

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse esparguete... Eu costumava fazer muito para as minhas primas k adoravam :)... K giras lembranças tive agora...
    beijinhus

    ResponderExcluir
  4. Ótima sugestão! Aqui em casa preparamos receitas assim com frequência, principalmente quando o tempo aquece, como nesta semana!
    :o)

    ResponderExcluir