11 junho 2010

Feijoada de Lulas

Ora bem, há muito que não comia uma feijoada e não sei se era por estar com desejos ou não, que esta me soube lindamente! 
Toda a gente me dizia "tens que comer feijões, tem muito ferro" e mais não sei o quê, devido à minha insuficiência de ferro, por assim dizer, no sangue! Eu sei que os feijões são importantes, mas se os resolvi fazer não foi por causa da minha insuficiência de ferro mas sim porque me estava a apetecer :) Teimosa, eu sei! Mas o facto de me dizerem tens que comer isto porque tem muito ferro, chateia-me! Já não basta o médico! Mas pronto, decidi então satisfazer a minha gula e a vontade dos mais próximos :) 
Retirei esta receita da revista "Mulher Moderna na Cozinha", edição de Janeiro de 2001:)  A original era feita com chocos ao invés de lulas, mas eu só tinha lulas em casa e para além disso, com lulas também fica bastante bem... Lembro-me de comer uma feijoada destas, com lulas, em Nisa, que bonita terra e que saudades desse dia! xD Sempre adorei ir a Nisa! Aliás, eu sempre gostei de passear! :)
Bem, já me estou a prolongar de mais, mas agora vou direitinha à feijoada....
Ingredientes:
1dl azeite
2 dentes de alho
1 cebola picada
1 cenoura cortada às rodelas
3 colheres de sopa de polpa de tomate
900g de lulas arranjadas
1 colher de café de piripiri
1 folha de louro
1 ramo de salsa
0,5dl de água
600g de feijão
sal e pimenta q.b.
Preparação:
  1. Comece por levar um tacho ao lume com o azeite. Quando estiver quente frite os alhos, junte a cebola e a cenoura e deixe refogar.
  2. Adicione de seguida a polpa de tomate e as lulas cortadas às rodelas. Tempere de sal e pimenta, piripiri, louro e um pouco de salsa. Refresque com a água.
  3. Seguidamente, tape a panela e deixe cozinhar lentamente por mais 25 minutos. Posteriormente, adicione o feijão e deixe ferver por mais 15 minutos para apurar.
  4. Volte a rectificar os temperos e sirva polvilhado com salsa picada.

7 comentários:

  1. Bem diferente essa feijoada. Aqui o feijão é um prato muito tradicional do dia dia, muito consumido e recomendado principalmente para as crianças, qq dia experimento fazer com lulas. beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que bonita que ficou sua feijoada, deve ter ficado super gostosa, parabéns! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. E pronto, matas-te o desejo e aumentas-te os niveis de ferro!!! 2 em 1... e eu tb não me importava nada de aumentar tb os meus niveis com um pratinhos desses!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Vim retribuir a visita que fizeste ao meu blog obrigado.Essa refeição está com um aspecto excelente.Não conhecia teu blog ainda é novo mas gostei muito,tb já estou seguindo.

    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelas visitas ao meu blog....
    digo-te que esta feijoada está divinal, comia sem dúvida nenhuma um prato dela...e mais o arroz de pato que tens mais em baixo tb não lhe dizia que não...
    Só coisas boas no teu blo
    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Aiii k aspecto bom :)... Já testei com chocos, lulas ainda não...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Esta receta parece deliciosa, felicitaciones!!!
    Saludos

    ResponderExcluir