02 julho 2010

Flognarde de Morango


O cheiro a verão trás o apetite de paladares doces! De experiências novas, sabores diferentes... 
Quando a minha mãe chegou do mercado com um saco de morangos lindos, vermelhudos... veio-me logo à mente fazer algo com eles... uma tarte de morango! Era mesmo o que me apetecia... Coincidência ou não, anteriormente tinha estado até a ver nos blogs vizinhos umas receitas de flognarde que me tinham deixado água na boca... Por isso decidi experimentar :) Ainda por cima parecia-me bastante simples...

Quanto à minha experiência... o sabor é delicioso! Fresco fica uma delícia! Quero experimentar com ananás... para estes dias de maior calor... fica ainda mais saboroso de certo! No entanto, todas as minhas tarteiras são daquelas de fundo amovível, pelo que coloquei numa forma redonda para bolos, que dá igualmente!... Ao desenformar é que a coisa correu menos bem... e o aspecto bonito, com os morangos todos direitinhos e tal é que se foi... como dá para ver na imagem! Mas o importante é o sabor... e esse... muito bom :) 

 Ingredientes:
400g de morangos
100g de farinha
80g de açúcar amarelo
1 pitada de aroma de baunilha
25g de rum ou vinho do porto (foi o que utilizei)
250g de leite
1 pitada de sal
3 ovos

Preparação:
  1. Primeiro começa-se por lavar os moranguinhos, corta-los e reserva-los numa taça com o rumo ou o vinho do porto. Eu como não tinha rum, coloquei vinho do porto e ficou óptimo.
  2. Depois é só juntar os ingredientes todos e envolver muito bem! Eu envolvi com uma batedeira :)
  3. Untar uma tarteira ou uma forma sem fundo amovível com manteiga. Polvilhar com farinha e dispor os moranguitos.
  4. Adicionar a massa e levar ao forno previamente aquecido a 200º mais ou menos 35 minutos. 
  5. quando pronto, retirar. se preferir, polvilhar com açúcar em pó e servir!

11 comentários:

  1. Está mesmo com um aspecto delicioso
    bijinhos

    ResponderExcluir
  2. está divinal. tb fiz só que lhe puz outro nome e tirei do cocoebaunilha. Eu adorei e o teu está belissimo.
    a tua cadela é um amor de linda.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito deste tipo de doces.
    Manda uma fatia para mim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas :)
    Tuquinha,a Daisy é linda sim... mas a tua Tuquinha também é lindíssima! ternura o olhar dela! :)
    Quanto a ti Sandra, eu até mandava! Mas ele já se foi todo! :) A minha mãe e eu pareciamos umas gulosas! Fomos as que provámos e saboreamos mais o pedaço!!! xD

    Beijinho para todas e Obrigada xD

    ResponderExcluir
  5. Ola Maracujazita...Primeiro a receita deve se divinal...pena estarmos a dieta cá em casa...lol.
    Vimos agora o comentário q deixou no ratatui sobre os peludinhos,se precisar de alguma informação sobre os Bosques diga estamos sempre disponiveis para falar sobre esse assunto independentemente de ficarem com 1 dos nossos ou não,achamos que é um dos nossos deveres informar as pessoas acerca de tudo o relacionado com este nossos amigos...
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. De aspecto não podia estar melhor... Se me deres uma fatia digo-te se está tão delicioso como parece!

    ResponderExcluir
  7. Deliciosa esta tarte!
    Parabéns pelo reconhecimento da Kitchenet. Vou ficar a acompanhar e deliciar-me com esta cozinha.
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Olá querida, não conhecia o teu blog. Vim porque te tornaste minha seguidora...vim, adorei e vou ficar. Obrigado por toda esta partilha. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Bem, ficou com um super aspecto :)...
    beijinhos

    ResponderExcluir