10 setembro 2010

Bolo de Sumo de Ananás

Ainda tinha um resto de ananás em calda do anterior aqui postado, bolo de ananás... pelo que, resolvi fazer uma nova sobremesa, desta vez, para surpreender a minha mãe com um belo lanche! E acho que gostou! 
O primo que veio jantar cá a casa, assim como o meu amor, também experimentaram (deu para lanche e para sobremesa ao jantar com as maçãs rainetas assadas) e, segundo eles, estava muito bom!
É um bolo que se torna fresquinho... é óptimo para dias mais quentes! É simples e ao mesmo tempo, mais requintado :) Experimentem xD

Ingredientes:
4 ovos
100g de farinha
1 colher de chá de fermento
170g de açúcar (eu utilizei 100g)
2 dl de sumo de ananás
Chantilly ou natas
Numa taça bate-se as gemas com o açúcar. Adiciona-se três colheres de sopa de sumo de ananás, a farinha misturada com o fermento, mexendo sempre e, por fim, as claras batidas em castelo.
Unta-se uma forma redonda e sem buraco com manteiga. (Polvilhei também com um pouco de farinha parar ser mais fácil desenformar.)
Coloca-se a massa na forma e vai a cozer durante mais ou menos, 50 minutos.
Assim que esteja cozido, desenforma-se e corta-se ao meio. Rega-se cada uma das partes com o restante sumo de ananás.
À parte, bate-se as natas, ou quem preferir, coloca chantilly! (No meu caso bati as natas. Dividi as natas depois de batidas por duas taças e numa delas, adicionei, e neste caso, porque gosto muito de encontrar fruta, pedaçinhos de ananás. Barrei a metade do bolo com as natas com o ananás e coloquei a camada de bolo por cima.)
Barra-se o bolo todo com as natas e enfeita-se com pedaços de ananás, chocolate raspado ou ainda nozes! É como preferir... Leva-se ao frio até servir para ficar bem fresquinho.

6 comentários:

  1. Maracujazita que bom aspecto!!!
    Bom aproveitamento

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo e bem guloso :p
    beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. ficou um bolo lindo e delicioso de serteza!!
    um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Adoro bolos com chantily :)... K aspecto delicioso amiga..
    beijoca

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha!!! Estou a salivar de tão bom aspecto e ainda por cima eu que adoro ananás.
    Beijinhos e bom fds :*

    ResponderExcluir