27 setembro 2010

Chiffon de Chocolate

Uma delícia fofa de chocolate...
E uma das receitas que desde sempre esteve presente à mesa! Uma das predilectas da minha mãe, tanto de fazer, como de comer! 
Este ficou bastante saboroso e extremamente fofinho :)

250g farinha
350 g de açúcar
meia chávena de óleo (2,5dl)
4 colheres de chá de cacau desfeito
7 ovos
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de baunilha líquida
1 pitada de sal fino
meia chávena de água

Mistura-se a farinha com o fermento em pó. Seguidamente, coloca-se o açúcar, as gemas, a baunilha, o cacau, a água e o óleo. Mexe-se bem.
Junta-se uma pitada de sal e de bicarbonato e adiciona-se as claras batidas em castelo, envolvendo cuidadosamente na mistura da massa.
Verte-se para uma forma de buraco passada por água e leva-se ao forno.
Depois de cozido, retira-se a forma ainda quente e coloca-se invertida, ou seja, para baixo, apoiada em chávenas de café por exemplo, deixando assim até arrefecer.
Quando frio, desenforma-se e fica prontinho a dar uma trinca :)

9 comentários:

  1. Menina isso parece bom d+,vou anotar já sua receita,obrigada.
    Uma boa noite e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. A textura está mesmo apetitosa, que lindo!

    ResponderExcluir
  3. tambem faço este bolinho!! e realmente fofinho e delicioso! adoro!

    ResponderExcluir
  4. A minha mãe faz muitas vezes este bolo, eu nunca fiz mas já sei onde posso vir copiar a receita.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. UAUUU FICOU LINDO TÃO FOFO E QUE VONTADE DE LEVAR ESSA FATIA BJ

    ResponderExcluir
  6. O chiffon é tipo um bolo né? Nunca comi! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Aiii k tentação :).... Adorei mesmo
    beijoca

    ResponderExcluir
  8. E cá vai mais um maracujá, que esse já cá está. Só é pena que eu só o possa admirar, eu que até sou bem gulosa (mas não tenho muito jeito para a cozinha, já o disse, que o jeito tem mais o meu homem... felizmente, ou morriamos de fome!).

    Leiam, e digam-me o que pensam:
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3114

    ResponderExcluir
  9. Ficou uma tentação só de olhar...
    bjs

    ResponderExcluir