27 novembro 2010

O resultado da colheita de verão...

Uma das coisas que recordo com saudade da minha infância e do verão, são as amoras! Talvez porque o meu aniversário calha nesta época e desde sempre, íamos passear, apanhar amoras e levar para casa, para a mãe enfeitar os doces e para se colocar na mesa... era uma delícia! Era raro o ano em que faltasse amoras no meu aniversário!! As melhores mesmo, eram as comidas na altura, acabadinhas de apanhar e sem serem lavadas!
Que bons tempos, que saudades... Hoje em dia, embora continue a apanhar amoras, não é como nos tempos passados... 
E, para além de enfeitar doces, utilizo-as também para fazer licor! Há imensas maneiras de fazer... eu decidi experimentar esta!
Licor de Amora

1k de amoras silvestres
1l de água-ardente
1k de açúcar
Quem preferir pode colocar um pau de canela, dá bom gosto também!

Coloca-se num frasco grande as amoras e a água ardente com o açúcar. Envolve-se bem.
Deixa-se estar nesse frasco durante  mês, mexendo diariamente.
No fim dos dias, escorre-se, engarrafa-se e aguarda-se mais uns tempos (um mês no mínimo).
Após, é colocar a boca ao licor!! :)

6 comentários:

  1. Espectacular essa colheita!!!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderExcluir
  2. SABE QUE TAMBÉM, SINTO MUITA SAUDADES DE MINHA INFÂNCIA TEMPOS MARAVILHOSOS!!!
    ESSE LICOR DEVE SER MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  3. Ficou mesmo apetitoso... Adoro amoras :)
    beijinhos kida

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de licor de amora, a minha mãe faz todos os anos, o do ano passado ficou bem forte, aquilo curava uma simples constipação!!! A deste ano ainda não provei, tem estado a macerar.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. quando era miúda também andava pelos pinhais às amoras :)

    Fiz o teu bolo de cenoura e já publiquei a receita. ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  6. quando era pequenita também andava ás amoras :)

    fiz o teu bolo de cenoura e já publiquei a receita. ficou muito bom!

    ResponderExcluir