29 abril 2010

Mousse ou Batido de Morango?! :)

Bem, eu sou muito cusca... ando sempre à cata de novas delícias :) E depois, com este tempo a fruta mesmo estando no frio não aguenta muito! Tinha comprado uma caixa de morangos para colocar alguns nas espetadas do meu amor mas sobravam ainda bastantes... e os morangos é mesmo daquela fruta que não aguenta mesmo nada... Por isso decidi experimentar uma mousse que estava no blog As Minhas Receitas :) O resultado não podia ter sido melhor... é uma delícia... Óptimo para um pequeno almoço... No entanto, considero esta mousse de morango como um batido também :) Experimentem... é muito fácil e sobretudo, muito saudável! =)

Ingredientes:
200g de morangos
6 colheres de sopa de açúcar
sumo de meia laranja
1 colher de sopa de sumo de limão
2 iogurtes naturais

Lave os morangos e corte-os ao meio para um recipiente alto. Adicione o açúcar, o sumo de laranja e de limão e triture tudo com a varinha mágica.
Bata os iogurtes com uma varinha de arames ou até mesmo um garfo (que foi o meu caso) e junte ao preparado anterior. Mexa bem para ficar homogéneo e coloque em copos. Leve ao frio e sirva decorado com morangos :)

27 abril 2010

Esparguete com marisco

Depois de uma frequência tão atribulada deixo aqui mais uma sugestão para quem gosta de massa e marisco :)
Já experimentei fazer diferentes pratos com massa mas este foi a primeira vez... Vi-o na revista Mulher Moderna na Cozinha de 2001 e não resisti em experimenta-lo :)
Espero que gostem :)
Ingredientes:
300g de lulas arranjadas e em pedaços
4 dentes de alho picado
1 copo de vinho branco
1 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
2 tomates maduros picados
300g de camarão
250g de esparguete
1 colher de sobremesa de concentrado de tomare (eu como não tinha em casa, nem tomate, coloquei um pouco de colorau apenas para dar um pouco de cor)
salsa picada
Sal e pimenta
Preparação:
  1. Arranje, lave bem as lulas, corte-as em pedaços e tempere-as com sal, pimenta, dois dentes de alho, salsa, um pouco de vinho e reserve.
  2. De seguida, coloque a cebola picada num tacho juntamente com os alhos, o azeite e a salsa e refogue.
  3. Adicione as lulas e o tomate, tempere e deixe cozer por mais ou menos 15 minutos. A meio do tempo verta o restante vinho e deixe acabar de cozinhar.
  4. Dê uma fervura aos camarões em água e piripiri. Retire-lhes as cascas e escoe o caldo para o refogado. Acrescente um pouco mais de água e deixe ferver.
  5. Seguidamente, junte o esparguete partido e mexa com um garfo. Deixe cozinhar por mais alguns minutos. Tempere com sal, pimenta e concentrado de tomate. Deixe cozinhar mais um pouco novamente.
  6. Quando estiver quase pronto, adicione os camarões. Deixe descansar 2 minutos e volte a mexer com um garfo, polvilhe com salsa picada e sirva :)

25 abril 2010

Tostas de tomate e queijo

Dá-me imenso prazer e satisfação ver que os meus convidados gostam e apreciam o que faço, pois isso faz-me querer voltar para a cozinha para experimentar novas receitas, novos sabores :) E esta é super simples, fácil e rápida :)

Aqui fica uma das entradas que fiz para o meu mais que tudo :) Apesar de já as ter feito há uns anos atrás no nosso primeiro aniversário de namoro, ele gostou imenso, igualmente :)

Basta comprar tostinhas redondas, tomate e queijo fresco.
Dispor tomate cortado às rodelas por cima das tostas e, por sua vez, uma rodela de queijo fresco. Polvilhar com orégãos e levar uns minutinhos ao forno... Depois é só retirar e servir :)

24 abril 2010

Espetadas de Fruta

Por vezes, com um pouco de dedicação consegue-se fazer sobremesas óptimas, especiais e ao mesmo tempo com um certo requinte!
Lembrei-me de fazer umas espetadinhas de fruta pois são saudáveis, fáceis e rápidas de executar e ainda ajudam a "despachar" fruta... Com este tempo os morangos e o ananás ficam muito maduros bastante rápido, mesmo no frio e não gosto nada de estragar... é um desperdício, por isso esta ideia =)

Eu utilizei morangos, ananás e kiwis pois era a fruta que tinha em mais abundância e a qual já estava a querer ficar demasiado madura! Mas dá para fazer com outras frutas! Basta cortar em pedaços e espetar num pauzinho de espetada como bem preferir... colocar umas gotinhas de limão por cima da fruta e adicionar chocolate derretido por cima :) Eu utilizei chocolate de culinária mas o ficou um pouco espesso... para a próxima quero juntar um pouco mais de leite e de manteiga :)

Boas Sobremesas :D

23 abril 2010

Licor Baileys

Há uns tempos encontrei esta receita no blog As Minhas Receitas! Achei-a bastante fácil de fazer, como tal, decidi experimentar... até porque gosto imenso de licores. E o resultado foi fantástico. Depois da primeira garrafinha já fiz várias para oferecer como miminhos =) É um presente diferente, original e saboroso =) É mesmo muito bom e caseira =)
Apenas é preciso para mais ou menos 500ml:
1 lata de leite condensado
Medida de 1 lata de Whisky
1 colher de chá de café solúvel
1 colher de chá de chocolate em pó

Depois, basta misturar com uma vara de arames todos os ingredientes, preparar uma garrafa , deitar o licor para a mesma e servir =)
Fica óptimo! =)

22 abril 2010

Coffee

O meu mais que tudo veio jantar a minha casa e eu... para além das entradas, do prato principal e das sobremesas, queria também fazer um café diferente! Algo diferente! É certo que este café não é assim tão diferente dos cafés que existem nos outros cafés! Mas aqui em casa, nunca tinha feito! =)

Decidi experimentar... Primeiro, coloquei um pouco de Licor de Café, postado aqui no blog! Adicionei depois café de cevada porque gosto imenso deste café... mas quem preferir pode usar outro café qualquer! Por cima adicionei natas batidas e uns grãos de café para enfeitar! Não coloquei açúcar pois o próprio licor já é doce! E o resultado foi um coffee muito saboroso! Não estava doce nem amargo... Estava no ponto!

Para uma noite especial a dois fica uma maravilha! =)

20 abril 2010

Costeletas de Borrego com Orégãos

Cada vez mais tenho vontade de experimentar pratos novos com carne! Eu, que repugnava tanto a carne... que preferia mil vezes o peixe, e, embora ainda o prefira, começo a apreciar todos os tipos de carne! =)
Há uns anos atrás, deixei de comer carne... durou mais ou menos uns dois anos e tal... depois disso só comia mesmo bifinhos sem gordura e muito fininhos ou então frango mas já dependia de como era feito! No entanto, o meu mais que tudo adora carne, coelho então... e eu fui-me acostumando a comer carne feita de diversas maneiras e para meu espanto, tenho estado a gostar e a apreciar imenso!
Daí, decidi experimentar uma receita que vem na revista "Tele Culinária e Doçaria" de 1992!

Ingredientes:
8 Costeletas de borrego
alho em pó
sal e pimenta q.b.
batatinhas novas
2 embalagens de manteiga de alho
1 colher de sopa de margarina
salsa
espinafres cozidos
orégãos

Preparação:
  1. Limpe bem as costeletas de gorduras e tempere-as com sal, pimenta moída na hora, alho em pó e orégãos. Deixe assim pelo menos durante meia hora.
  2. Entretanto, lave as batatinhas e leve-as a cozer em água, sal e um molho de orégãos.
  3. Deite a margarina e uma embalagem de manteiga de alho numa frigideira anti-aderente e leve ao lume. Quanto estiver quente, adicione as costeletas e deixe aloura-las bem. Quando prontas, retire-as, reserve-as em local quente e adicione umas gotas de água à frigodeira para soltar o suco.
  4. De seguida, coloque novamente as costeletas na frigideira e deixe repousar em lume apagado.
  5. Retire a pele ás batatinhas e numa outra figideira leve-as a alourar com a restante manteiga de alho. Envolva-as bem e polvilhe com salsa picada.
  6. Por fim, aqueça as costeletas em lume forte e sirva-as regadas com o molho das batatinhas. Acompanhe com os espinafres cozidos e sirva :)
Ficam bastante saborosas! Foi uma receita que gostei imenso, tanto de fazer como de comer! =)

17 abril 2010

Caril de Camarão

Como já deu para perceber, eu gosto muito de peixe, marisco... Camarões eu Adoro! Então, quando encontro alguma receita nova que leve camarões...tento sempre experimentar!
Este caril de camarões encontrei-o numa revista de receitas da minha mãe - "Segredos de Cozinha"!

Ingredientes:
600g de camarão
1 colher de sopa de caril
1 cebola
100g de manteiga
1 maça
3 dl de leite de coco
250g de arroz
5 dl de água
sal, pimenta q.b.

Preparação:
  1. Comece por descascar os camarões deixando ficar apenas a cauda e tempere com sal, pimenta e um pouco de caril.
  2. Pique a cebola e refogue-a em metade da manteiga. Junte a maça em cubinhos, o leite de coco, o restante caril, sal e pimenta.
  3. De seguida, junte os camarões ao refogado e cozinhe por mais 5 minutos. Retire-os e triture o modo. Leve ao lume novamente e ferva por mais 10 minutos.
  4. Quando pronto, disponha os camarões no molho e deixe aquecer bem.
  5. Ao lado, faça o arroz e sirva com os camarões.

15 abril 2010

Espetadas de Frango

Às vezes apetece coisas simples e ao mesmo tempo saborosas =) Por isso decidi fazer espetadas de frango, até porque é das carnes que mais gosto! E depois, esta receita é bastante simples... Encontrei-a naqueles folhetos que costumam estar no continente e modelo =)
Então,

Primeiro corte o frango em pedaços e espete-os em palitos grossos. Tempere com sal, pimenta e sumo de limão.
Grelhe as espetadinhas, mais ou menos uns 15 minutos. Depois de grelhadas, regue com um pouco de azeite e sumo de limão. Por fim, polvilhe com ervas picadas! Eu coloquei coentros =) E para acompanhar fiz timbale de espinafres e batata :D

14 abril 2010

Bolo Caseiro de Limão

De volta dos horários e das rotinas! Agora o tempo é mais escasso, apesar da vontade de me refugiar na cozinha de uma vida stress-ante e corrida... enfim... Vontade de voltar às férias... de curtir o verão, o calor que teima em não querer aparecer! Mas pronto, há sempre um tempinho, por isso vou deixar a uma receita muito saborosa que encontrei há tempos na revista O Melhor da Cozinha Portuguesa!

Ingredientes:
250g de manteiga
250g de açúcar (eu apenas utilizei 180g)
6 ovos
2 limões (raspa e sumo)
250g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
160g de açúcar em pó para a calda (também utilizei menos)
  1. Comece por aquecer o forno a 180ºC, unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha.
  2. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme e, junte as gemas, a raspa dos 2 limões e o sumo de 1 limão mais meio e volte novamente a bater.
  3. De seguida, misture a farinha e o fermento peneirado e envolva cuidadosamente as claras batidas em castelo na massa.
  4. Verta o preparado para a forma e leve ao forno, durante cerca de 45 minutos.
  5. Quando pronto, retire o bolo, desenforme e regue-o com o glace. Decore a gosto e sirva! :D
Para o glacé:
Eu optei por fazer um pouco a olho... medi o açúcar em pó e como achei muito açúcar, decidi ir colocando o açúcar em sumo de meio limão. Contudo, e apesar de ter reduzido bastante no açúcar em pó, ainda o achei um pouco doce! Numa próxima vez vou reduzir mais =)

12 abril 2010

Bolo de Chocolate

Um bolo delicioso para os amantes e apreciadores de chocolate!!!

Para o Bolo:

6 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávena + meia de farinha
1 chávena de chocolate em pó (nesquik)
meia chávena de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

Unte uma forma sem buraco com manteiga e polvilhe com farinha. De seguida, junte todos os ingredientes e envolva-os bem. Quando estiverem bem mexidos, adicione 1 chávena e meia de água a ferver.
Verta a massa para a forma e leve ao forno a cozer cerca de 60 minutos e a uma temperatura média. Quando pronto, retire desenforme e deixe arrefecer.

Para a Calda:
4 colheres de sopa bem cheias de chocolate (Nesquik)
4 colheres de sopa bem cheias de leite
4 colheres de sopa bem cheias de açúcar
2 colheres de sopa bem cheias de margarina

Junte todos os ingredientes num tacho e leve ao lume, mexendo sempre com uma colher de madeira. Quando estiver bem derretida a calda, deixe estar um pouquinho mais ao lume e por fim, verta-a e espalhe-a no bolo!
Sirva e Bom Apetite!!!

10 abril 2010

Migas de Camarão

Eu adoro migas... Seja de que maneira for! Já comi várias vezes de diversas maneiras e todas elas são especiais e saborosas!
Num restaurante em Leiria - Matilde Noca, fazem umas migas que eu adoro! Deliciosas! Por isso, tentei "copiar" e "recriar" umas do género... E, apesar de não ficarem totalmente iguais, ficam na mesma muito saborosas =) Um bom acompanhamento para qualquer ocasião especial =)

Ingredientes:
Azeite q.b.
2 alhos
1 folha de louro
Coentros picados
Colorau
Pimenta
1 malagueta
Miolo de pão

Preparação:
Eu não vou dar medidas porque faço sempre a olho... Geralmente faço não mais do que para duas, três pessoas... Utilizo à volta de uns 30 camarões... a partir daí, vou deitando os ingredientes a olho!
  1. Comece por cozer os camarões com água, sal e a malagueta.
  2. Depois de cozidos, descasque-os e reserve-os. Guarde alguns camarões para enfeitar e para migar miudinho.
  3. Num tacho, coloque as cabeças e um pouco da água de cozedura e triture-os até formar uma massa espessa. Escoe e junte os camarões limpos e volte novamente a triturar.
  4. Noutro tacho, adicione o azeite, o colorau, louro, alho e a pimenta. Deixe aquecer um pouco e adicione o preparado anterior, ou seja, dos camarões triturados.
  5. Deixe ficar um pouco mais consistente e coloque o pão esmigalhado e embebido em água.
  6. Vá mexendo e adicionando pão consoante o seu gosto. Junte os camarões reservados e bem migadinhos.
  7. Por fim, polvilhe com coentros picados, enfeite com camarões e sirva =)
Por vezes é necessário acrescentar um pouco de água, depende também do gosto das pessoas! =)

09 abril 2010

Bolinhos de Ananás

Hoje acordei mais eléctrica e com mais genica do que é habitual há uns tempos, talvez se deva ao sol maravilhoso que tem estado! O que é certo é que acordei super bem disposta, a sorrir para a vida e com vontade de cozinhar... Apetecia-me experimentar algo novo...por isso, lá fui coscuvilhar as receitas da mamã! Encontrei esta na revista Segredos de Cozinha... e como tinha ananás já a começar a estragar, decidi experimentar! E apesar de se terem agarrado um pouco, ficam lindos, deliciosos! Miminhos bons qualquer festa, evento =)

Ingredientes:

4 rodelas de ananás
150g de manteiga
200g de açúcar (eu usei 130g)
Raspa de 1 limão
5 ovos
2 gotas de aroma de baunilha
180g de farinha
1 colher de chá de fermento
100g de coco ralado
manteiga para untar
açúcar para polvilhar

Preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 190º e unte forminhas pequeninas com manteiga. De seguida, corte o ananás em pedaços finos e disponha-o nas formas. polvilhe com açúcar.
  2. Bata bem a manteiga com o açúcar. Junte a raspa do limão, o coco e os ovos, um a um, batendo entre cada adição.
  3. Acrescente ao preparado o aroma de baunilha e a farinha misturada com o fermento. Misture bem.
  4. Verta a massa para as forminhas com uma colher de sopa e leve ao forno cera de 20 minutos.
  5. Quando pronto, retire, desenforme, decore a gosto e sirva! =)

06 abril 2010

Bife com molho de café

Hoje vou publicar uma receita que retirei de um blog, e peço desculpa não o identificar aqui mas já não me recordo qual! Estou a utilizar uma metodologia não muito adequada e por isso, tenho que reformular... Pois quando copio as receitas para o word não coloco de onde as retiro e depois, quando tento recordar de onde as tirei, é um problema... Tenho que começar a assentar para depois não acontecer como agora!

Ingredientes:
2 bifes de porco
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
4 alhos esmagados
1 cálice de vinho do Porto
0,5 dl de café forte
1 dl leite
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
  1. Comece por derreter metade da manteiga e do azeite numa frigideira. Adicione os alhos esmagados e a folha de louro.
  2. Quando estiver quente, adicione os bifes e deixe fritar em lume brando, de ambos os lados e até ficarem dourados.
  3. Tempere os bifes com sal e pimenta e quando estiverem, retire-os para um prato e reserve-os em local quente.
  4. De seguida, coloque o vinho do porto na frigideira, mexendo bem até retirar os resíduos da carne que ficaram agarrados.
  5. Adicione à frigideira o restante azeite e manteiga e assim que esta derreter, junte o leite e o café.
  6. Coloque de novo os bifes na frigideira, assim como o suco que largaram e deixe ferver, mexendo de vez em quando a frigideira.
  7. Quando estiver, retire do lume, adicione uns grãos de café e sirva!

04 abril 2010

O coelhinho cabeludo

Um coelhinho especial para uma pessoa ainda mais especial =)
Um mimo diferente que decidi fazer este ano! E apesar do trabalho, acho que valeu bem a pena =) Basta um balão, cola, jornal, lã... e faz-se uma ternura destas! Dentro, coloquei as minhas tão habituais amêndoas... ou melhor, beijinhos... Beijinhos de coco com chocolate e beijinhos de coco...

Deixo aqui a receita dos beijinhos de coco, os branquinhos...

Ingredientes:

1lata de leite condensado light
3 colheres de sopa de leite desnatado em pó
4 colheres de sopa de leite magro
2 colheres de sopa de margarina
400g de coco ralado

Num tacho, junte o leite condensado, o leite desnatado, o leite magro, a margarina e 350g de coco ralado. Leve em lume brando, mexendo sempre até engrossar!
Assim que pronto, retire do lume, coloque num tabuleiro e deixe arrefecer.
Por fim, molde bolinhas pequenas e polvilhe-as com coco ralado! =)

03 abril 2010

Uma Páscoa colorida *

Cá em casa, uma das doçuras que fizemos para oferecer na Páscoa, foram estes pequenos beijinhos! Foi a tarde de hoje inteira...mas valeu a pena pois ficaram muito engraçados! =) Eu fiz os beijinhos, a minha irmã revestiu de coco e a minha mãe, coloriu as taças com coelhinhos, ovinhos, flores e galinhas! Ficou diferente do que é habitual... ficou mais nosso =)

Vou deixar aqui uma das receitas dos beijinhos =) A dos de chocolate!

Beijinhos de coco e chocolate
Ingredientes:
150g de bolacha Maria
100g de manteiga
2 gemas
4 colheres de sopa de coco ralado
150g de chocolate em pó
50g de açúcar
coco para polvilhar

Começe por partir aos pedaçinhos as bolachas. Assim que estiverem bem partidinhas, adicione todos os ingredientes... misture tudo com as mãos.
Quando estiver bem envolvido, faça bolinhas pequeninas, polvilhe com coco e já está! Super fácil e fica muito gostoso =)

01 abril 2010

Folar à moda de Trás-os-Montes

Como a Páscoa está perto, decidi deixar aqui uma receita para enquadrar esta quadra festiva! Desde sempre que o Folar à moda de Trás-os-Montes esteve presente na nossa mesa e toda a família, por parte da mãe, o faz nesta altura... Já é como uma tradição antiga, da nossa família, que veio de um familiar provindo do norte.

Ingredientes:
1kg de farinha
2 colheres de sopa de manteiga vaqueiro derretida
2 colheres de sobremesa de fermento de padeiro
12 ovos ( no entanto se os ovos forem grandes, leva menos)
1 pitada de sal
Presunto
Chouriço caseiro
Salpicão
Fiambre
Azeite q.b.

Preparação:
  1. Comece por colocar numa taça grande a farinha. Abra um buraco na farinha e coloque o fermento derretido num pouco de água.
  2. Junte os ovos, o sal e a manteiga derretida mas com cuidado para que esta não coza nem os ovos nem o fermento.
  3. Vá envolvendo com cuidado, com as mãos. Amasse bem a massa até ficar tudo envolvido. Para a massa não agarrar, coloque um pouco de azeite à volta da taça e da massa.
  4. Corte as carnes em fatias finas. Arranje tabuleiros ou formas e banhe-as todas com azeite.
  5. Unte também as mãos com azeite e retire um pouco de massa, de modo que dê para cobrir o fundo da forma. Estique-a de vagar, de modo a ficar o mais fino possível e cobra o fundo da forma.
  6. De seguida, coloque as carnes variadas, dependendo do seu gosto e deixe o fiambre mais por cima. (as carnes depois de cozidas encolhem um pouco).
  7. Faça o mesmo procedimento das mãos untadas com azeite e da massa e coloque esta nova camada por cima da carne.
  8. Faça quantas camadas de carne e massa desejar. Quando estiver pronto, tente, com cuidado e com o auxilio dos dedos, unir as massas à volta da forma.
  9. Deixe levedar, abafado. Quando vir que está levantada a massa, ou seja, levedado, leve ao forno pré-aquecido a 180º.
  10. Assim que cozido, retire do forno, coloque o folar num prato e sirva quentinho. Bom Apetite!
No norte, utiliza-se mais variados tipo de carne (de frango), diversos tipos de chouriço e assim...nós cá é que preferimos apenas com estas carnes!