31 maio 2010

Bolo de Nós e Chocolate


Ontem à noite, depois do voluntariado e, numa de gastar as nozes que tinha em casa já a algum tempo, assim como os ovos, resolvi fazer uma bolinho que não fazia há imenso tempo... É bastante fácil e gostoso! Óptimo para o lanche e para um pequeno almoço!

Ingredientes:
6 ovos
60g de vaqueiro amolecida
280g de açúcar (eu usei 180g)
4 colheres de sopa de chocolate em pó
120g de miolo de nós picada
260g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento


Preparação:
Bater as gemas com o açúcar. Juntar vaqueiro amolecido e bater.
À parte, misturar a farinha com o fermento, o chocolate em pó e as nozes picadas e colocar sobre o preparado dos ovos.
Bater as claras em castelo. Adicionar ao preparado e envolver tudo com cuidado.
Verter a massa numa forma untada com vaqueiro e polvilhada com farinha.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Quando pronto, desenformar, regar com doce de ovos e polvilhar com nozes a gosto.

Para fazer o doce de ovos, basta apenas bater 2 ovos. Juntar 4 colheres de sopa de açúcar, mexer bem, adicionar 4 colheres de sopa de água e levar ao lume (brando) e mexendo sempre!

29 maio 2010

Bacon com tâmaras

Há imenso tempo que não venho aqui... que não publico! Que não vejo outras cozinhas e que, principalmente não cozinho!
Deixei o tempo passar e o meu corpo levitar... E nesta fase, de trabalhos imensos e exaustivos... o tempo livre que tenho dedico ao descanso do meu corpo e ao meu amor! Contudo, volto cheia de vontade!
Deixo aqui uma entrada simples que descobri numa quinta para os lados de Ansião! Fazia uma comida espectacular... era um dos nossos restaurantes predilectos, pena ter fechado!
Bem, e quanto à entrada, é muito fácil e eu adoro-a! Sempre que há festinhas cá eu casa, faço-a! :)

É preciso ter bacón às tiras, tâmaras e palitos! Depois, é dar um corte, longitudinalmente nas tâmaras para retirar o caroço, enrolar o bacón e com um palito, espetar para não deixar desenrolar. Por fim, é levar a grelhar um pouco. Costumo colocar no grelhador e ir virando! E é só servir!
Estas da foto, foram do aniversário da minha irmã... foi o que sobrou da noite anterior! :)

09 maio 2010

Coffee com Licor Baileys

Depois de uma ausência tão grande, venho aqui, agradecer o miminho de todos e deixar mais uma nova postagem! Um coffee parecido ao anterior mas que difere no licor! :) Simples, até porque o tempo ultimamente é escasso e confesso que tenho dedicado a outras coisas...
Bem, assim, eu utilizei Licor Baileys caseiro... Fiz café de cevada pois como já referi, gosto imenso! Juntei licor no fundo, café, as natas batidas e uns grãos de café para enfeitar! :) Atenção... com este licor o café já fica muito doce, daí não necessitar de açúcar! E para aqueles que tal como eu, gostam de coisas pouco doces, então cortem um pouco no licor para depois não ficar enjoativo! :) De resto, é delicioso :D

02 maio 2010

Quadradinhos de Laranja


Bem, ontem estava para fazer um bolo mas a indecisão era muita em qual escolher... Através da conversa com uma amiga, lembrei-me de fazer algo com laranjas... E foi então que me surgiu a ideia de experimentar fazer um bolo sem receita, diferente para ver o que daria :) Fui colocando os ingredientes meio a olho e tal... mas o resultado foi muito bom :)

Ingredientes:
2 chávenas de farinha
1 chávena de açúcar
6 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Raspa de 1 Laranja
Sumo de duas laranjas

Comecei por juntar a manteiga derretida às gemas. Mexi e adicionei a raspa e o sumo das laranjas. Envolvi bem e adicionei o açúcar, voltando novamente a mexer. Depois, adicionei a farinha polvilhada com o fermento, as claras batidas em castelo. Envolvi tudo com cuidado e adicionei a massa numa forma rectangular, untada com manteiga e polvilhada com fermento. Levei ao forno a 180º.
Quando pronto, retirei, desenformei, parti o bolo em quadradinhos, juntei por cima sumo de mais uma laranja e polvilhei com açúcar em pó :)

Muito fácil e saboroso!

01 maio 2010

Tostinhas de morcela com ananás

Vou deixar aqui mais uma entrada fácil que encontrei no blog "Cinco Quartos de Laranja" e a qual experimentei no jantar do meu amor :)

Basta cortar pedaços de pão e torra-los. Cortar pedaços de ananás e rodelas de morcela cozida.
Dispor as rodelas de morcela por cima do ananás. Barra-las com mel e levar ao forno uns minutinhos.
Quando pronto, retirar, polvilhar se preferir, ou com cebolinho ou com coentros e salsa. Dispor nas tostas e sirva :)

É uma delícia a junção da morcela com o ananás :) Fica um contraste muito saboroso!