30 junho 2010

Bolo de Nestum

De volta! As férias estão à porta e eu já estava mesmo a precisar! Não é que esteja oficialmente de férias... falta-me saber resultados para poder descansar sem preocupações! Mas à partida, espero ter as cadeiras todas feitas! E portanto, Férias! Vida de estudante é uma maravilha! xD
Assim, tal alegria trouxe a vontade de passar por aqui e deixar mais uma receitinha! Desta vez trago um bolo de Nestum :) Já foi feito várias vezes cá em casa e é muito simples! Quanto ao sabor, para ser sincera, gosto... mas... também não é de perto dos meus bolos preferidos! Já a minha mãe, gosta imenso!

 Ingredientes:
2 chávenas de nestum
2 Chávenas de farinha
1 Chávena de açúcar
6 ovos
1 Chávena de óleo
Uma colher de sobremesa de fermento

Ora, a preparação é facílima... é juntar todos os ingredientes! Mistura-los bem e leva-los numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha! Levar ao forno a 180º... e já está :)

11 junho 2010

Feijoada de Lulas

Ora bem, há muito que não comia uma feijoada e não sei se era por estar com desejos ou não, que esta me soube lindamente! 
Toda a gente me dizia "tens que comer feijões, tem muito ferro" e mais não sei o quê, devido à minha insuficiência de ferro, por assim dizer, no sangue! Eu sei que os feijões são importantes, mas se os resolvi fazer não foi por causa da minha insuficiência de ferro mas sim porque me estava a apetecer :) Teimosa, eu sei! Mas o facto de me dizerem tens que comer isto porque tem muito ferro, chateia-me! Já não basta o médico! Mas pronto, decidi então satisfazer a minha gula e a vontade dos mais próximos :) 
Retirei esta receita da revista "Mulher Moderna na Cozinha", edição de Janeiro de 2001:)  A original era feita com chocos ao invés de lulas, mas eu só tinha lulas em casa e para além disso, com lulas também fica bastante bem... Lembro-me de comer uma feijoada destas, com lulas, em Nisa, que bonita terra e que saudades desse dia! xD Sempre adorei ir a Nisa! Aliás, eu sempre gostei de passear! :)
Bem, já me estou a prolongar de mais, mas agora vou direitinha à feijoada....
Ingredientes:
1dl azeite
2 dentes de alho
1 cebola picada
1 cenoura cortada às rodelas
3 colheres de sopa de polpa de tomate
900g de lulas arranjadas
1 colher de café de piripiri
1 folha de louro
1 ramo de salsa
0,5dl de água
600g de feijão
sal e pimenta q.b.
Preparação:
  1. Comece por levar um tacho ao lume com o azeite. Quando estiver quente frite os alhos, junte a cebola e a cenoura e deixe refogar.
  2. Adicione de seguida a polpa de tomate e as lulas cortadas às rodelas. Tempere de sal e pimenta, piripiri, louro e um pouco de salsa. Refresque com a água.
  3. Seguidamente, tape a panela e deixe cozinhar lentamente por mais 25 minutos. Posteriormente, adicione o feijão e deixe ferver por mais 15 minutos para apurar.
  4. Volte a rectificar os temperos e sirva polvilhado com salsa picada.

08 junho 2010

Panaché de Framboesas

Andava à procura de uma bebida diferente para um jantar de amigos e encontrei este panaché de framboesas no blog "Paladares da Isa" :) Acabei por conciliar o útil ao agradável... é uma maneira de "acabar" com as framboesas já que não é das frutas que se aguentam melhor, tanto o é, que as tenho que congelar!
Relativamente ao panaché, fica muito bom! :) Fiz apenas meia dose para experimentar e gostei... no entanto, para a próxima vou reduzir um pouco na hortelã, apenas para dar um gosto muito suave! :)

Aproveitei e até comprei uma jarra especial na loja do gato preto! eheheh :P acho que foi mais um pretexto, este panaché para comprar a jarra que me luziu desde o inicio o olho :P

Ingredientes:
200g de Framboesas
5 colheres de sopa de açúcar
2 a 3 pés de hortelã
1l de gasosa
5dl de cerveja
gelo
Preparação:
Deite as framboesas num jarro com capacidade para mais ou menos 2l.
De seguida, adicione o açúcar e os pés de hortelã previamente lavados.
Junte depois a gasosa fresca, a cerveja com cuidado para não fazer espuma e mexa para dissolver bem o açúcar.
Leve ao frio até à hora de servir.
Pode adicionar gelo na hora de servir e caso, se gostar! :)

05 junho 2010

Arroz de Pato

Ontem o jantar foi arroz de pato! Uma das comidinhas predilectas da minha querida irmã! :) Confesso que não é do que mais gosto, mas ontem ficou especialmente saboroso! Vou deixar aqui a receita... Muito simples e sem grandes complicações...
Ingredentes:
Pato
Arroz
Cebola
1 caldo de galinh
Azeite, sal q.b.
Tomate ou polpa de tomate

Preparação:
Começa-se por cozer o pato em água com sal, uma cebola. Depois de cozido, desfia-se a carne.
Á parte, fritar o arroz com azeite, colocar a polpa de tomate ou os tomates, 1 caldo de galinha e a água da cozedura do pato.
Quando o arroz estiver meio cozido, adiciona-se a carne desfiada. Levar num tabuleiro, colocar rodelas de chouriço por cima e levar ao forno! :) Depois é só servir!

03 junho 2010

Guisado de Ervilhas com Ovos Escalfados

Há tanto tempo que não comia ervilhas, já andava com desejos! Aproveitei que a minha sogrinha me deu ervilhas para fazer o guisadinho com ovos escalfados que eu tanto adoro! E Ficou delicioso xD
O prato que mais gosto com ervilhas é mesmo este....      
  
Ingredientes:
ervilhas, azeite, louro, cebola, alho, bacón, Enchidos a gosto, ovos

Preparação:
Juntar um pouco de azeite com a cebola picada, alho, louro e um pouco de pimenta moída na hora. Deixar refogar um pouco e juntar os enchidos a 3.goto, bacon e toucinho. Eu só utilizei bacon porque a minha casa de estudante não é tão rica a nível de produtos... E como enchidos é coisa que só mesmo de vez em quando... pronto! 
Depois, colocar as ervilhas e um pouco de água e levar a cozer em lume bastante baixinho :) Vai cozer no vapor! Quando estiver a ferver, adicionar os ovinhos... deixar cozer apurar melhor. Servir e deliciar :)