26 julho 2010

Bolo de Banana

Desta vez vim deixar mais uma receita de um bolo! Esta deve ser a semana dos bolos, visto que mais para o final da semana há mais!!!

Quanto a este, Bolo de Banana, é super saboroso! Deliciei-me há uns tempos quando a Tanita, depois de um dia de praia, nos presenteou com ele... Desde então, fui fã! Pedi-lhe a receita e ora aqui está!! 
É óptimo também para aproveitar fruta, neste caso, bananas, uma vez que é uma fruta que se aguenta muito pouco... então com este calor.. ui! Assim, junto o útil ao agradável "desfazendo-me" das bananas maduras visto que gosto delas bem mas bem verdinhas!

Ingredientes:
4 bananas maduras
70g de manteiga
300g de açúcar (eu reduzo)
4 ovos
200g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó (reduzo)

Numa tigela, bate-se a manteiga com o açúcar. Junta-se as gemas e volta-se a bater até obter um creme homogéneo esbranquiçado.
Descasca-se as bananas (quem preferir pode reservar alguns pedaços para enfeitar) e esmagam-se bem ou leva-se no liquidificador. Seguidamente, adiciona-se ao preparado anterior e bate-se mais um pouco.
Liga-se o forno a 170ºC. À parte, mistura-se a farinha, o fermento e a canela, peneira-se e junta-se ao preparado anterior, mexendo sempre. 
Depois de as claras em castelo estarem batidas, envolve-se na mistura e leva-se numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha. Vai ao forno cerca de 45 minutos mais ou menos.
Quando pronto, retire, desenforme e deixe arrefecer. Mais tarde, e caso preferir, polvilhe-o com uma mistura de canela em pó e açúcar e decore-o com pedaços de banana. :)

23 julho 2010

Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate

Correria desgastante que por vezes andamos! E as férias, de nome enganador, deixam-nos de rasto! É altura de fazer aquelas grandes limpezas... aproveitar para dar volta a tantas coisas... Arrumar, Organizar, Limpar... E só agora, tempo para fazer uma pequena delícia...Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate! :) Era pequenina e quando ia ao aniversário da Lili, havia sempre deste bolo maravilhoso que eu adorava! Que regalo :) Deliciava-me por completo!
Agora, como desculpa e numa tentativa de experimentar o novo liquidificador, decidi voltar a experimentar... E apesar de achar que até ficou saboroso, parece que o bolo da Lili é melhor... tinha outro sabor! Não sei se advém das saudades daquele tempo, se das mãos da cozinheira... mas o que é certo, é que tinha um outro sabor...
Ingredientes:
3 cenouras médias
4 ovos
1 chávena de óleo
Leva-se estes três ingredientes no liquidificador.
Numa taça em separado, juntar bem:
2 copos de farinha
2 copos de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
Posteriormente, adiciona-se o preparado das cenouras, envolve-se bem e leva-se numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha ao forno. Utilizando a técnica do palito, quando o bolo estiver pronto, retira-se e desenforma-se. 
Ao lado prepara-se a cobertura:
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga
Leva-se tudo ao lume, mexendo para misturar bem e até ficar mais espesso. Depois é só barrar o bolo e mham mham :)

16 julho 2010

Couve recheada de salchichas frescas

Depois de umas mini-férias maravilhosas junto do mar e de pessoas especiais, venho deixar aqui uma sugestão fantástica da minha mãe e que é de comer e chorar por mais! Pelo menos, é o que acontece comigo, que adoro este prato! Não é feito com muita frequência... mas volta e meia dá uma saudade, um desejo enorme que precisa de ser saciado!

Ingredientes:
4 salsichas frescas
1 batata por pessoa
2 folhas de couve lombarda para cada salchicha (e as folhas mais da parte exterior da couve)
Toucinho
Chouriço
Cenoura
Bacon
1 folha de louro
Tomate ou polpa de tomate
1 cebola grande
2 dentes de alho
azeite

Preparação:
Começa-se por escaldas as couve.
Coloca-se as duas folhas de couve, com os talos das duas, um para cada lado, a fazer de concha. De seguida, junta-se a salchicha dobrada, a batata cortada a meio, cenoura partida em pedaços grandes, toucinho, chouriço e bacon no meio das folhas e, enrola-se a couve de modo a que fique tudo bem fechadinho. Com linha envolve-se à volta da couve para manter a couve fechada e não deixar abrir.
À parte, num tacho, leva-se cebola picada, tomate ou polpa de tomate, louro, alho, azeite. Quem preferir pode refogar, neste caso os ingredientes foram todos postos em frio. Adiciona-se o preparado das couves e é só deixar cozer lume brando.
Quando pronto, é só retirar e servir xD 

11 julho 2010

Maçã frita com caramelo

Apesar de não ser das coisas mais saudáveis, há dias em que o desejo fala mais alto e que dá uma enorme vontade de fazer uma estravagância dando umas trincas numa bela maçã frita :)
Pois foi o que aconteceu! 
E foi o que acabou por ser a nossa sobremesa mega "whow" :)
Decidimos experimentar de duas maneiras... Numa, juntamos um pouco de farinha com água. Adicionamos também um pouco de vinho do porto. Mas se for licor beirão ou outro licor de certo que fica óptimo igualmente! Mexemos bem e envolvemos a maçã, cortada em fatias, no preparado, levando em seguida e depois de escorrida, ao óleo quente :)
Numa outra tentativa, adicionámos ovo ao preparado anterior! Igualmente com o vinho, a farinha e prosseguindo do mesmo modo! 
Quando frita, decidimos juntar um pouco de caramelo por cima... Daria também para colocar tudo o que desejássemos, como uma bola de gelado, açúcar em pó, canela... Mas era o caramelo por cima da maçã frita que me estava mesmo a apetecer e a encher-me de desejos, portanto, foi assim que preparamos e foi assim que eu comi sofregamente...e que colmatei o desejo de comer... Maçã Frita com Caramelo!

09 julho 2010

Sumo de Ameixas frescas e hortelã

Nesta época são vários os frutos deliciosos que despertam a nossa atenção! Cheios de cores coloridas, sumarentos e extremamente saborosos! 
Com o calor que tem feito, também nada melhor que um sumo natural, cheio de vitaminas, por isso decidi experimentar esta receita que encontrei no blog: "Nacozinha", e, ao mesmo tempo, aproveitar as ameixas do vovô! :)
Para além disso, descobri que as ameixas são também muito ricas em nutrientes, vitamina A, B2 e C.  Ajudam o nosso corpo na absorção do ferro... que para quem tem falta, como eu, são óptimas!


Mas vou deixar aqui o sumo bastante simples:
2 xícaras de sumo de laranjas
1 xícara de ameixas cortadas aos pedaços
1 colher de sopa de açúcar amarelo
3 folhas de hortelã
Primeiro, lava as ameixas, corta-as em pedaços com a casca e junta-as com o sumo das laranjas. Adiciona o açúcar e a hortelã e bata tudo no liquidificador. No sumo que fiz tive o cuidado para não colocar folhas de hortelã muito grandes pois tive medo que o sabor ficasse acentuado! Para a próxima experimento com mais! Depois é só levar ao frio ou servir, se preferir com gelo :)
Fica delicioso e muito fresquinho!
A minha mãe e o D decidiram experimentar a juntar um pouco de água para não ficar tão concentrado.... fica também bastante bem! Faz de refresco! Contudo, eu prefiro mesmo concentradinho! xD

02 julho 2010

Flognarde de Morango


O cheiro a verão trás o apetite de paladares doces! De experiências novas, sabores diferentes... 
Quando a minha mãe chegou do mercado com um saco de morangos lindos, vermelhudos... veio-me logo à mente fazer algo com eles... uma tarte de morango! Era mesmo o que me apetecia... Coincidência ou não, anteriormente tinha estado até a ver nos blogs vizinhos umas receitas de flognarde que me tinham deixado água na boca... Por isso decidi experimentar :) Ainda por cima parecia-me bastante simples...

Quanto à minha experiência... o sabor é delicioso! Fresco fica uma delícia! Quero experimentar com ananás... para estes dias de maior calor... fica ainda mais saboroso de certo! No entanto, todas as minhas tarteiras são daquelas de fundo amovível, pelo que coloquei numa forma redonda para bolos, que dá igualmente!... Ao desenformar é que a coisa correu menos bem... e o aspecto bonito, com os morangos todos direitinhos e tal é que se foi... como dá para ver na imagem! Mas o importante é o sabor... e esse... muito bom :) 

 Ingredientes:
400g de morangos
100g de farinha
80g de açúcar amarelo
1 pitada de aroma de baunilha
25g de rum ou vinho do porto (foi o que utilizei)
250g de leite
1 pitada de sal
3 ovos

Preparação:
  1. Primeiro começa-se por lavar os moranguinhos, corta-los e reserva-los numa taça com o rumo ou o vinho do porto. Eu como não tinha rum, coloquei vinho do porto e ficou óptimo.
  2. Depois é só juntar os ingredientes todos e envolver muito bem! Eu envolvi com uma batedeira :)
  3. Untar uma tarteira ou uma forma sem fundo amovível com manteiga. Polvilhar com farinha e dispor os moranguitos.
  4. Adicionar a massa e levar ao forno previamente aquecido a 200º mais ou menos 35 minutos. 
  5. quando pronto, retirar. se preferir, polvilhar com açúcar em pó e servir!