27 setembro 2010

Chiffon de Chocolate

Uma delícia fofa de chocolate...
E uma das receitas que desde sempre esteve presente à mesa! Uma das predilectas da minha mãe, tanto de fazer, como de comer! 
Este ficou bastante saboroso e extremamente fofinho :)

250g farinha
350 g de açúcar
meia chávena de óleo (2,5dl)
4 colheres de chá de cacau desfeito
7 ovos
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de baunilha líquida
1 pitada de sal fino
meia chávena de água

Mistura-se a farinha com o fermento em pó. Seguidamente, coloca-se o açúcar, as gemas, a baunilha, o cacau, a água e o óleo. Mexe-se bem.
Junta-se uma pitada de sal e de bicarbonato e adiciona-se as claras batidas em castelo, envolvendo cuidadosamente na mistura da massa.
Verte-se para uma forma de buraco passada por água e leva-se ao forno.
Depois de cozido, retira-se a forma ainda quente e coloca-se invertida, ou seja, para baixo, apoiada em chávenas de café por exemplo, deixando assim até arrefecer.
Quando frio, desenforma-se e fica prontinho a dar uma trinca :)

24 setembro 2010

Camarão com caril

De volta o fim de semana e com ele, mais um tempinho livre para dar aqui uma espreitadela, uma visitinha nos amigos e claro, deixar mais uma receitinha :)
Esta receita fiz especialmente para a minha mãe esta semana, que como mãe galinha que é, não deixou de nos fazer uma visitinha em Leiria :) E faz ela muito bem :P

Espero que seja do vosso agrado...retirei da revista "Mulher Moderna na Cozinha" e serve tanto como prato, como entrada. No meu caso, servi como prato principal e acompanhei com arroz branco.
Quanto à confecção, fui seguindo a receita expecto as medidas que fui pondo um pouco a olho... mas acho que calhou bem! Ficou delicioso e a mamã gostou muito... ora aqui fica:

24 camarões
1dl azeite
30g manteiga
1 folha de louro
1 cebola
6 dentes de alho
1 colher de chá de caril
1dl de vinho branco
0.5dl de uísque
1 dl natas
1 raminho de coentros picados
rodelas de limão
sal e pimenta q.b.
Comece por descascar os camarões, deixando apenas a cabeça e a cauda.
Aqueça em lume brando o azeite e a manteiga e quando estiver quente frite os camarões. Acrescente a folha de louro, a cebola e os alhos picados e envolva cuidadosamente.
Tempere com o sal, a pimenta e o caril. Refresque com o vinho e o uísque. Assim que levantar fervura, verta em fio, as natas e deixe apurar.
Rectifique os temperos e sirva polvilhado de coentros picados e acompanhe com rodelas de limão.

20 setembro 2010

Bolo de Cenoura e Nozes

De regresso à rotina... horários! Agora é que vai doer... 
Mas para celebrar os tempos que se avizinham deixo mais uma receita gulosa! Óptima para um bom lanche com as amigas, por exemplo! E também para aproveitar nozes antigas, que aqui em casa ainda pairam bastantes :)

Ingredientes:
4 ovos inteiros
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de óleo
1 chávena de cenoura ralada e crua
1 chávena de nozes partidas aos pedaços
1 pitada de canela
1 colher de café de fermento
Preparação:
Primeiro bate-se os ovos inteiros com o açúcar, a farinha, óleo, cenoura, nozes, a canela e o fermento. Envolve-se tudo bem.
Seguidamente, unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha. Verte-se a massa para a mesma e leva-se ao forno a 180º.
Quando pronto e depois de frio, desenforma-se. Polvilha-se, se preferir, com açúcar fino e cenouras em massa.

17 setembro 2010

Batido de Melão com Licor Beirão

Para quem gosta e aprecia a mistura da fruta com uma boa bebida, aqui tem... Muito fácil de fazer, aliás, o procedimento é o mesmo que o do batido de melão com hortelã aqui postado... Apenas ao invés de colocar a hortelã, não! Faz-se o batido normalmente e só no final, em cada copo, se junta o licor a gosto de cada um!! Fica diferente mas muito bom :)

12 setembro 2010

Salmão com molho de camarão e mostarda

Este dia trouxe muitas coisas boas... Começou desde cedo, especial! Dá vontade de parar o tempo e permanecer assim, a contemplar e a usufruir das delícias e dos momentos bons que o dia trouxe! 
E para ficar ainda melhor, decidi experimentar uma receita nova que vi no blog "As Receitas da Amelie" :) 
Fiz apenas algumas alterações, nomeadamente, grelhei o salmão em vez de fritar...

Postas ou lombos de salmão
Pimenta moída
Sumo de 1 limão
Sal
Natas de culinária (mais ou menos meio pacote)
1 colher de sopa de sementes de mostarda em vinagre
Miolo de camarão
Cebolinho picado (eu utilizei salsa)
Azeite
Começa-se por temperar o salmão com sal, pimenta e o sumo do limão. Deixei estar um tempo a repousar e grelhei. 
À parte, fiz o molho. Um fio de azeite numa frigideira (coloquei também um pedaçinho de manteiga de alho) e frita-se o miolo de camarão até ficar bem douradinho. Seguidamente coloca-se a mostarda e as natas e deixa-se até ficar mais espesso. (quem preferir fritar o salmão, o molho é feito na frigideira do mesmo)
Cobre-se o salmão com o molho e polvilha-se com cebolinho, que no meu caso, utilizei salsa. 
Servi com batatas assadas, polvilhadas de óregãos e salada de alface e tomate... Estava muito gostoso... De certo, é uma receita para fazer novamente :)

10 setembro 2010

Bolo de Sumo de Ananás

Ainda tinha um resto de ananás em calda do anterior aqui postado, bolo de ananás... pelo que, resolvi fazer uma nova sobremesa, desta vez, para surpreender a minha mãe com um belo lanche! E acho que gostou! 
O primo que veio jantar cá a casa, assim como o meu amor, também experimentaram (deu para lanche e para sobremesa ao jantar com as maçãs rainetas assadas) e, segundo eles, estava muito bom!
É um bolo que se torna fresquinho... é óptimo para dias mais quentes! É simples e ao mesmo tempo, mais requintado :) Experimentem xD

Ingredientes:
4 ovos
100g de farinha
1 colher de chá de fermento
170g de açúcar (eu utilizei 100g)
2 dl de sumo de ananás
Chantilly ou natas
Numa taça bate-se as gemas com o açúcar. Adiciona-se três colheres de sopa de sumo de ananás, a farinha misturada com o fermento, mexendo sempre e, por fim, as claras batidas em castelo.
Unta-se uma forma redonda e sem buraco com manteiga. (Polvilhei também com um pouco de farinha parar ser mais fácil desenformar.)
Coloca-se a massa na forma e vai a cozer durante mais ou menos, 50 minutos.
Assim que esteja cozido, desenforma-se e corta-se ao meio. Rega-se cada uma das partes com o restante sumo de ananás.
À parte, bate-se as natas, ou quem preferir, coloca chantilly! (No meu caso bati as natas. Dividi as natas depois de batidas por duas taças e numa delas, adicionei, e neste caso, porque gosto muito de encontrar fruta, pedaçinhos de ananás. Barrei a metade do bolo com as natas com o ananás e coloquei a camada de bolo por cima.)
Barra-se o bolo todo com as natas e enfeita-se com pedaços de ananás, chocolate raspado ou ainda nozes! É como preferir... Leva-se ao frio até servir para ficar bem fresquinho.

08 setembro 2010

Batido de Melão com Hortelã

Estou novamente de volta e trago mais uma receita... não sei se do agrado de todos, mas a mim, soube-me muito bem! :) Como hoje é dia de mercado, a minha mãe trouxe um melão delicioso de casca de carvalho... o meu preferido!!! E por isso, decidi fazer um belo batido com aroma a hortelã :)
 2 fatias grandes de melão
1 colher de sopa de mel
2 folhas de hortelã
2dl de leite

Coloquei no liquidificador o melão partido em pedaços, o leite, mel e as folhas de hortelã picadas. Dispus por copos (deu-me para 3 grandes) e decorei com hortelã! Não coloquei gelo pois o melão já estava um pouco fresco e prefiro batido natural, mas quem preferir pode colocar :)
Fica bem gostoso! 

Agora outra coisa que não tem nada a ver mas que também tem a ver... é o meu dossier de receitas! Novo!!! Quer dizer, antigo! Mas adaptado! Dêem uma espreitadela...está nas Pegadas de Veludo! Colei tecido com flores e feltro castanho :) E ainda um laço para dar uma gracinha! Não gostava do dossier antigo, sem nada... por isso decidi coloca-lo um pouco mais a meu gosto! 
Agora estou também a passar a limpo as minhas receitas para ficar todo bonitinho!

02 setembro 2010

Bolo de Ananás

Depois de mais uma de tantas ausências, deixo um pedaçinho de bolo de ananás... que apesar de não ter ficado muito coradinho, ficou muito gostoso! Se deixa-se um pouco mais no forno, ficava queimado!!

Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
Ananás em lata

Começa-se por bater as gemas com o açúcar. Deita-se uma pitada de sal, juntamente com 5 colheres de sopa do sumo do ananás e, envolvendo tudo muito bem.
À parte bate-se as claras em castelo e adiciona-se ao preparado anterior, com a farinha e o fermento. 
Com manteiga unta-se uma forma redonda sem buraco e barra-se com as rodelas de ananás. Depois é só deitar a massa do bolo e levar ao forno :)

Como vêem, muito simples! Para quem gosta de encontrar fruta, pode ainda cortar pedaçinhos de ananás e colocar na massa do bolo... fica bastante saboroso também...