30 outubro 2010

Bacalhau com puré num dia chuvoso


Está um dia terrível, daqueles dias de inverno em que acordamos a ouvir os pingos de chuva cair lá fora e o vento a bater nas árvores... no meio disto, só apetece mesmo permanecer na cama. Voltar a repousar no meio dos lençóis, quentinhos e a ouvir o dia tempestuoso lá fora! É péssimo dias deste, mas é, ao mesmo tempo, tão gostoso... melhor ainda se tivermos com uma pessoa especial ao nosso lado...
Mas, deixando-me disto, é um dia fantástico para passar junto do lume, comer umas castanhas assadas, que caiem tão bem...e Um bacalhau no forno com puré... é igualmente uma delícia para este dia... deixo aqui a receita:
Bacalhau (1 posta por cada pessoa)
Batatas (5 médias por cada pessoa)
3 Cebola
2 dentes de alho
Azeite, pimenta, leite, sumo de limão q.b.
1 folha de louro
1 piripiri

Num tacho coze-se as batatas com água e sal. Assim que cozidas, pisa-se as batatas e coloca-se novamente ao lume (brando). Coloca-se pimenta, sumo de limão, margarina e leite a gosto e até formar a consistência desejada.
À parte, corta-se a cebola às rodelas e leva-se a fritar num fio de azeite. Acrescenta-se o alho picado, uma folha de louro, pimenta e um pouco de piri-piri. Quando a cebola estiver dourada, e em lume brando, acrescenta-se o bacalhau demolhado. Vai-se virando para que fique bem de ambos os lados. 
Posteriormente, e depois de pronto, coloca-se no meio de um pirex, com a cebola. Acrescenta-se o puré de batata em volta e leva-se ao forno para tostar e ganhar um pouco de cor. Assim que conseguido, retira-se e é só servir... :)
Para finalizar o almoço, fruta cozida! Maçã Cozida, uma vez que as pêras já se acabaram!!!
1 maçã - descascar, partir em quartos, retirar os caroços e colocar num tachinho. Adicionar 2 colheres de sopa de açúcar, pau de canela e umas 6 colheres de sopa de água. (é conforme)
Depois é só colocar em lume bem baixinho e comer! Esta semana tem sido a minha sobremesa. :)

23 outubro 2010

Bolo para "O meu 27º aniverssário"

Ora aqui deixo um bolinho delicioso e com o qual, participo no passatempo "O meu 27º Aniversário" do Blog O mundo da B.V..
Tal como pedido, é um bolo que é económico, fácil, delicioso.... e a meu ver... simples mas bonito! :) 
Pão-de-ló com recheio de doce de ovos e bolacha tostada embebida em café (que eu adoro). É decorado também com uma camada de doce de ovos, chocolate de cozinha e em cima, crisantemos, as flores do jardim da mãe :)
Aqui fica a receita:
7 ovos (clara e gema)
1 colher de sobremesa de fermento
1+1/2 chávena de farinha
1 chávena de açúcar
manteiga para untar
Chocolate de cozinha lascas
Bolacha tostada
Café q.b.

Para o doce de ovos: 4 gemas de ovos, 6 colheres de açúcar e 8 colheres de sopa de água. Junta-se tudo, mexe-se bem e leva-se ao lume a engrossar.

Primeiro pré-aquece-se o forno a 180º e começa-se por separar as claras das gemas. Adiciona-se o açúcar às gemas e aqui, coloco uma chávena mal cheia de açúcar pois gosto dos bolos pouco doces, para além de fazer melhor à saúde.
Bate-se as claras em castelo.
Adiciona-se ao preparado dos ovos a farinha, o fermento e as claras batidas. Envolve-se tudo muito bem e com cuidado.
Unta-se uma forma redonda com manteiga e polvilha-se com farinha. Posteriormente coloca-se a massa do bolo na forma e leva-se ao forno.
Quando pronto, e utilizando a técnica do palito, retira-se e desenforma-se. Deixa-se arrefecer um pouco e corta-se o bolo ao meio a fim de ficarem duas metades. 
Barra-se ambas as metades com o creme de ovos. Seguidamente prepara-se o café num prato a fim de embeber as bolachas e colocar uma camada numa metade do bolo. Quando a mesma estiver coberta com a bolacha, coloca-se a outra metade.
Cobre-se o bolo com o creme de ovos. Lasca-se a tablete de chocolate com a ajuda de uma faca e enfeita-se a gosto. Neste caso, utilizei flores brancas que vêem com as velas que compro nos supermecados, ou seja, a parte inferior onde a vela costuma encaixar e, em cada flor dessas coloquei uma flor em botão ainda do jardim da minha mãe. Uma forma económica e original :)

14 outubro 2010

Arroz de Tamboril

Os dias passam e o tempo é tão escasso que acabamos por deixar algumas coisas para trás... Mas hoje tirei um tempinho para vir aqui, embora que um pouco rápida a minha visita! Prometo voltar com mais tempo para poder dar a espreitadela merecida aos blogs vizinhos :)
Quanto à receita, a foto não está muito favorecida mas dá para perceber! E no que respeita à "cobaia"... Comeu, saboreou e acho que gostou...
Aqui fica:
Tamboril
1/2 Pimentos (vermelhos e verdes)
3 Dentes de Alho
1 Cebola
Arroz
Camarões com casca
Caldo de marisco ou peixe (eu utilizei de marisco)
Louro, alecrim, pimenta moída, colorau e sal q.b.
Azeite
1 Malagueta
1dl vinho branco
Tomate ou polpa de tomate
Salsa picada

Comecei por levar ao lume num tacho de barro o azeite com a cebola e o alho. Deixei alourar um pouco e juntei os pimentos cortados, louro, alecrim, malagueta e a polpa de tomate.
Reguei com o vinho branco e adicionei as postas de tamboril assim que levantou fervura. Temperei com sal, colorau e pimenta. Deixei estar um pouco e adicionei água suficiente para a cozedura do arroz. Juntei o caldo e, posteriormente, o arroz. Quando este se encontrava quase cozido acrescentei os camarões com a casca. Rectifiquei os temperos, adicionei salsa picada e servi de imediato... :)

03 outubro 2010

Chícharos com couves migadas

Ora aqui deixo mais uma receita tradicional e simples de chícharos :)

Aqui em casa costumamos demolhar os chícharos, coze-los na panela de pressão e dispor por taças que levamos a congelar para ser mais prático, posteriormente! :)
Assim, cortam-se batatas às rodelas, a couve migada e leva-se ao lume (eu coloco tudo ao mesmo tempo). Como os chícharos já estão meio cozidos, junto-os quando o resto estiver quase pronto. Acompanhei com febra de porco... mas fica óptimo com um bacalhau cozido, toucinho, costeleta... enfim... fica bom com tudo :)

02 outubro 2010

Sopa de Chícharo

Como este fim de semana é o festival gastronómico do Chícharo em Alvaiázere, resolvi deixar aqui umas receitas, simples, mas muito saborosas! Há muita gente que não gosta...Muitos casos até em que tiveram uma primeira experiência negativa... mas o chícharo é uma leguminosa bastante deliciosa... é preciso é ser bem preparada :)
Anteriormente postei uma outra receita, Chícharada de Marisco, onde explico melhor, para quem não saiba o que são os chícharos :)

Por agora, deixo uma das muitas maneiras de se fazer sopa de chícharos... esta vai ao encontro da sopa da minha avó... uma sopa forte, de "entulho" e "enchimento" como diz a corrente popular!
Geralmente é feita a olho... utilizo sobras de chícharos de outros pratos e por isso, não vou deixar quantidades...

Chícharos
1Cebola
1 Cenoura
Batata (não muita)
Quem preferir pode também colocar abóbora, dá muito bom gosto

A preparação é muito simples....basta cozer todos os ingredientes, pisa-los e voltar a colocar no lume. Quem preferir pode juntar um pouco mais de cenoura partida em pedaços e chícharos. Eu coloquei também um pouco de esparguete, um fio de azeite. Tempera-se a gosto com sal e têm-se uma sopa rica, fácil de fazer e bastante gostoso :)
(Os chícharos tem que ficar de molho... a sua preparação é tal e qual como o de grão, feijão, etc)