28 dezembro 2010

Rabanadas tradicionais

Como ainda estamos em época de festa, deixo mais um doce alusivo ao Natal e que esteve presente na mesa cá de casa :)
Esta receita é bastante parecida com as Rabanadas com doce de ovos. Uma diferença é que ficam um pouco mais secas... Aqui em casa como gostamos mais das rabanadas húmidas, parece que não há discussão quanto à preferência... no entanto, ambas são boas e ficam sempre lindamente na mesa de Natal :)
Leite
Casca de limão
2 colheres de sopa de açúcar
Pão
Ovo
Açúcar e canela q.b. para polvilhar

Ferve-se o leite com as duas colheres de açúcar e a casca do limão. À parte batem-se os ovos e corta-se o pão em fatias.
Mergulha-se o pão no leite, de seguida, nos ovos e leva-se a fritar em óleo bem quente. Vai-se virando de ambos os lados para que fiquem douradinhas.
Quando fritas, envolvem-se em papel absorvente e polvilha-se com açúcar e canela a gosto. 
É deixar arrefecer e saborear :)
Quem gostar, pode passar no meu outro blog Pegadas de Veludo... Coloquei uma foto do saco de Natal :)

27 dezembro 2010

Passatempo - As Nossas Receitas

A B.V. deixou outro passatempo no seu blog bem interessante! Consiste em juntarmos e criarmos, todas juntas, um albúm com receitas :) É uma boa maneira para que todas usufrua-mos! E cada mês tem um tema! Este primeiro, o tema é: Doces de Natal!! Não custa nada participar, por isso... vamos lá pessoal! Visitem aqui o passatempo... ela explica muito melhor em que consiste e as regras :)

Eu vou participar com a receita: Rabanadas com Doce de Ovos :)

Passatempo da B.V.

Mais um passatempo que a B.V. colocou!!  O prémio é esta revista e ainda podemos escolher uma receita a gosto para participar!!! De que esperam?! Toca a participar... Aqui

26 dezembro 2010

Rabanadas com doce de ovos

O natal é uma época muito bonita mas também, bastante cansativa, confesso! Há sempre muitas coisas para fazer e acabamos por passar o dia numa correria para que o resultado final seja o melhor :)
Este ano resolvi fazer rabanadas, as tradicionais, polvilhadas com açúcar e canela e, outras, com doce de ovos, baseadas aqui! O resultado foi bastante positivo e vão passar a fazer parte das principais doçarias aqui de casa na noite de natal :) Ficam mais húmidas, que para quem gosta delas assim... são fantásticas :)
Experimentem...

Leite
2 ovos
2 gemas
Pão de forma caseiro
óleo para fritar
canela q.b.
+/- 6 ml água
1 casca de limão

Corte o pão em fatias e bata os 2 ovos. Mergulhe o pão no leite, e, de seguida, passe-o pelo ovo batido. Deixo escorrer e leve a fritar em óleo bem quente, virando as fatias de modo a ficarem douradinhas de ambos os lados. Depois de estarem fritas, retire-as e coloque-as em papel absorvente. (eu até costumo enxaguar as fatias e depois coloca-las na travessa)
Para o doce... Leve a água com 2 colheres de açúcar e a casca do limão ao lume até ferver. 
Retire do lume e deixe repousar um pouco. Posteriormente junte as gemas, mexa bem e leve ao lume novamente, mexendo sempre até querer ferver.
Regue as fatias com o doce de ovos, polvilhe com canela e sirva.

23 dezembro 2010

Ofertas e um Feliz Natal

Primeiro que tudo desejo a todos um óptimo natal! Que seja repleto de magia e que traga, ao coração de todos nós, paz, bondade, sabedoria e fraternidade!

Bem, e como está quase aí à porta... é uma correria de afazeres para que tudo esteja perfeito! 
Este ano decidi seguir a sugestão que muitas blogueiras deixam nos seus blogs e, experimentar fazer umas bolachinhas para oferecer no natal...uiiiii.... foi a tarde de ontem toda a fazer bolachas! E hoje a manhã afazer os embrulhos!! Mas valeu a pena :)
Quanto à receita, retirei do blog "As Minhas Receitas"! Apenas reduzi no açúcar... depois dividi as bolachinhas por embrulhinhos e amanhã à noite, vou oferecer cá em casa! Não é presente... é apenas um miminho especial que acho que vão gostar :)

20 dezembro 2010

Bolo de Aniversário

Um aniversário sem bolo... não é um aniversário completo!!! Assim como um bolo de aniversário sem velas e faca... também não é um aniversário propriamente perfeito!!! Essa foi a nossa peripécia da noite... depois de um bolo de aniversário, guardanapos, copos (...) Faltava-nos as velas e a faca! Sem velas não se apagam as luzes e não se pedem os desejos e sem facas, não há fatias para ninguém... As velas arranjaram-se :) Graças a uma fofa que nos desenrascou... a faca, foi mais difícil! Utilizamos uma palhinha e a coisa lá resultou... com fatias não muito direitas... mas isso não é importante!!! Espero que a aniversariante tenha gostado :P
A receita do bolo é esta aqui! É a mais usual para os bolos de aniversário aqui de casa :) Quanto ao creme, utilizei o do bolo de bolacha... Depois foi só decorar :)

18 dezembro 2010

Fotos recentes de uma "chicharada" de marisco...

Até que enfim, um pouco de descanso! Uns diazinhos de férias para colocar as coisas em ordem já me estavam a fazer falta, verdade seja dita! As prendas de natal estão feitas, mas falta fazer uns embrulhos especiais, cartões... umas doçarias, umas outras prendocas artesanais e ainda, arrumações e trabalhos e mais trabalhos... Este ano as decorações natalícias estão um pouco mais pobres que o habitual... talvez ainda resolva fazer uma coroa e outras coisas mais simples!...
Enquanto isso, deixo aqui uma foto bem gostosa, a meu ver, claro, da última chícharada de marisco já postada aqui no blog!!
É só para abrir o apetite, como é hora de almoço... :P

12 dezembro 2010

Azeitonas pretas

Contando os dias para descansar um pouco! Vida de estudante por vezes não é assim tão fácil como parece! Nestas alturas é frequências e trabalhos...  o tempo, escasso, mal dá para as pequenas e saborosas coisas! Mas já falta pouco! 
Enquanto isso, deixo uma dica simples para tornar uma entrada usual bastante saborosa... :)
 1 frasco de azeitonas pretas
3 alhos picados
oregãos
Azeite
Vinagre
Alecrim

Dei 2 golpes nas azeitonas, coloquei-as numa taça e coloquei tudo um pouco a olho, o azeite,o alho picado, um pouco de vinagre, o alecrim e os oregãos. Deixei repousar durante uns dias para apurar o sabor e depois servi! :)
Eu gosto imenso de azeitonas pretas :P

01 dezembro 2010

Bacalhau à Pescador

 
Depois de um dia gelado... nada melhor que um bom bacalhau... se bem que o bacalhau, para mim, é bom de todas as maneiras! :) 
é uma das receitas que mais aprecio! E como hoje me disseram... "não é para me gabar! Eu não gosto de gabar"... mas este bacalhau ficou muito gostoso! :)

3 postas de bacalhau
2 cebolas grandes
8 batatas
1 pimento verde
3 dentes de alho
1 copo de Vinho branco
Azeite
Pimenta em grão
2 malagueta
1 folha de louro
Polpa de tomate ou tomate
1 tigela de ameijoas
Salsa picada, sal q.b.
Demolhe previamente o bacalhau em água e sal.
Descasque as cebolas e as batatas e corte-as, ambas, às rodelas. Corte os pimentos às tiradas e tire-lhes as sementes.
(eu utilizo uma panela de barro porque dá mais gosto)
No fundo de uma panela de barro coloque o azeite e refogue os alhos esmagados com colorau e  pimenta. Disponha por cima as cebolas às rodelas, os pimentos, as batatas, ameijoas, a polpa de tomate, e o louro.
Junte o bacalhau, as malaguetas e regue com o vinho branco e o restante azeite. Tempere com sal, pimenta  acabada de moer e a salsa picada.
Sobre o bacalhau, coloque um pedaço de manteiga. Tape, de modo a não entrar vapor. 
Deixe ferver lentamente para apurar. Quando pronto, retire e sirva de imediato :)