18 janeiro 2011

Creme de Laranja

 

"O meu pai deu-me uma laranja
Que cheirinho que ela tem
É redonda e amarela
Tenho fome calha bem"

(...)

Com tanta laranja no quintal, há que aproveitar e não desperdiçar...

Experimentar e recriar para mais tarde saborear!



Tempo: 20 minutos +1h frio
Serve 8
4 colheres de sopa de sumo de laranja
1 laranja (raspa)
4 colheres de sopa de açúcar
3 ovos separados
1 pudim flan instantâneo
7,5dl de leite
açúcar caramelizado

1. Começa-se por misturar o sumo da laranja com a raspa, o açúcar, as gemas, o pudim instantâneo e o leite. Leva-se ao lume, mexendo sempre até ferver. Quando pronto, retira-se do lume.
2. À parte batem-se as claras em castelo e incorpora-se delicadamente no doce.
Leva-se de novo ao lume até retomar a fervura.
3. Divide-se o doce por pequenas taças barradas com o açúcar caramelizado e, leva-se ao frio pelo menos 1 hora. Sirva decorado com gomos de laranja e açúcar caramelizado.

14 comentários:

  1. Mas que belo docinho, a receita é muito original, vou levar comigo.

    ResponderExcluir
  2. Que optima sobremesa... sabor a laranja...hummm delicia!! bjks

    ResponderExcluir
  3. Que bom aspecto!
    Deve ficar muito bom.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mas que bela ideia...

    gostei datua sugestão...

    jinhos

    ResponderExcluir
  5. também fiquei com água na boca...hei-de experimentar em breve! depois dos exames!

    ResponderExcluir
  6. ADORO LARANJAS , LOGO ESTA SOBREMESA É DO MEU AGRADO.
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Pois não estragues as laranjas e faz creme muitas vezes, delicioso.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Vim pela primeira vez ao teu blog e adorei.
    Ja me fiz seguidora.
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  9. Fizemos cá em casa uma vez, com laranja e foi uma desilusão...
    Está espetáculo esse teu creme kida...
    Os meus peludos estão enormes e são uma alegria cá em casa :)... Já viste os novos do Emílio?
    beijocas kida

    ResponderExcluir
  10. Que delicia de sobremesa...

    Esta com um aspecto de comer e chorar por mais.
    Que maravilha que não deve ter ficado.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ola miga olha preciso do teu mail.
    bjs

    ResponderExcluir