10 março 2011

Torta de laranja


A laranjeira do quintal está carregada!
Por isso, nos últimos tempos, tem-se feito cá por casa sumo de laranja natural, que eu adoro e que faz muito bem!

E também... algumas sobremesas :) 

Para o jantar de hoje decidi fazer uma torta que já andava para fazer há imenso tempo...

Hummmm 

(...) 


500g de açúcar (utilizei 300g mas para a próxima utilizo apenas 250g)
50g de farinha maisena
5 ovos
raspa de 3 laranjas
2,5dl de sumo de laranja

Liga-se o forno a 200º. Unta-se a forma com manteiga. Cobra-se com papel vegetal e volta-se a untar com a manteiga. Polvilha-se com farinha.
Mistura-se o açúcar com a maisena e os ovos. Envolve-se bem. 
Acrescenta-se a raspa e o sumo de laranja e volta-se a misturar tudo.
Verte-se para o tabuleiro e leva-se ao forno durante mais ou menos 15 minutos.
Quando a torta estiver cozida, retira-se e deixa-se amornar.
Desenforma-se sobre um pano polvilhado de açúcar. Enrola-se. 
Quem gostar, verte-se o sumo de uma laranja e deixa-se arrefecer.
Faz-se uma calda de chocolate e decora-se com laranja a gosto :)
 

5 comentários:

  1. Maracujazita,
    eu adoro tortas de laranja, no meu livro de receitas de familia tambem tenho uma receita parecida, leva um montao de ovos mas e' tao boa! Adorei a tua, e com esta calda de chocolate por cima... nao resisto mesmo! Um beijinho :)

    ResponderExcluir
  2. Que torta tão tentadora.Esse molho de chocolate por cima,ai que delicia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já vi hoje, várias tortas de laranja, mas esta tua encheu-me as medidas, lindissíma.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderExcluir